O Nascimento de Um Ecossistema





Busca



O NASCIMENTO DE UM ECOSSISTEMA

1- Esta foto mostra a superfície aparentemente árida e sem vida de uma rocha. Exposta ao sol, à chuva e ao tempo, aí existem princípios básicos para a formação de um ecossistema formador de uma floresta, para, mais tarde, abrigar outras formas de vida.
2- A associação de fungos com algas, mais a ação do ambiente, forma líquens sobre a superfície da rocha.

Estes líquens liberam ácidos que desagregam a rocha, iniciando a formação do solo.

As partes mais claras na foto são os líquens.
3- Com o tempo, este processo cria uma fina camada de solo, onde já é possível o aparecimento de formas de vida vegetal. Neste estágio, esta "ilha" de biomassa já serve de base para várias formas de vida. A ilha desta foto tem cerca de 40cm de compri. e alguns milímetros de espessura.
4- Com o acúmulo de material orgânico na "ilha", ela aumenta de tamanho, permitindo o desenvolvimento de formas de vida mais complexas. Alguns arbustos já começam a se desenvolver. Estas formas de vida que se desenvolvem na "ilha" acabam por "alimentá-la" com sua decomposição natural.
5- Com o constante acréscimo de material orgânico, a camada de solo aumenta, permitindo o desenvolvimento de formas de vida, vegetal e animal cada vez mais complexas. Assim, a floresta vai se desenvolvendo, crescendo e alimentando seu próprio ambiente.